Notícias

III Congresso Ferroviário Ibérico, Barcelona. “O comboio como pilar da mobilidade sustentável: da conectividade transfronteiriça à intermodalidade”

Data: Quarta-feira, 14 de maio de 2025
Horário:
das 9h30 às 13h30, e a partir das 15h até às 18h.
Localização:
Palau Robert (Passeig de Gràcia, 107, Barcelona)
Entrada livre: inclui café e almoço.

Contexto
A mobilidade transfronteiriça entre Espanha e Portugal/Espanha e França tem sido historicamente dominada por modos de transporte com elevado impacto ambiental, como os veículos de combustão interna e os aviões. A necessidade urgente de descarbonizar a mobilidade e mitigar os impactos ambientais gerados por estes modos de transporte tem impulsionado iniciativas que procuram transformar este cenário, como a Viaja en Verde ou a Aliança Ferroviária Ibérica.

Os objetivos específicos são os seguintes:

Avalie as tendências atuais de mobilidade dentro e entre Espanha, França e Portugal e analise o motivo da fraca ou inexistente rede ferroviária transfronteiriça.
Identifique barreiras e desafios regulamentares, de infraestruturas, económicos e comportamentais que dificultem a transição para opções mais sustentáveis.
Explore as oportunidades políticas, tecnológicas e de colaboração entre os principais intervenientes para acelerar a mudança para uma mobilidade descarbonizada.
Realçar o papel da ferrovia e a sua integração com a bicicleta como uma solução intermodal fundamental para ligar as zonas urbanas e rurais.
Conhecer e discutir estratégias abrangentes para aumentar o peso da ferrovia na mobilidade.
Propor recomendações concretas aos responsáveis ​​pela tomada de decisões, aos operadores de transportes e aos intervenientes no sector dos transportes e do turismo, com o objectivo de acelerar a descarbonização da mobilidade transfronteiriça e promover a utilização do caminho-de-ferro e a sua consequente intermodalidade.

Registo

Programa

Mais informação info@alianzaferrocarril.org

A Aliança Ferroviária Ibérica, face à notícia que surgiu na imprensa de que o serviço ferroviário Madrid-Lisboa está adiado até 2035, lança uma proposta de serviço, viável para o próximo ano, no eixo Barcelona-Madrid-Extremadura-Lisboa
  • A Aliança Ibérica para Ferrovia, constituída por 25 organizações sociais, sindicais e ambientais de Espanha e Portugal, propõe um esquema de serviço no eixo Barcelona-Madrid-Extremadura-Lisboa para 2025 baseado em 8 comboios por sentido.
  • Esta proposta aproveita a abertura de importantes troços de alta velocidade, entre Plasencia e Badajoz (fronteira portuguesa), e entre Elvas (fronteira portuguesa) e Évora.
  • Com os comboios atuais, conseguem-se excelentes tempos de viagem em comboios diurnos de apenas 5 horas, entre Madrid e Lisboa, e 8 horas com a ligação AVE a Barcelona. São propostos 2 serviços diários em cada sentido entre Madrid e Lisboa.
  • É ainda proposto um serviço noturno entre Barcelona e Lisboa, com passagem por Madrid e Extremadura, com chegada a Lisboa às 7h40, partida de Madrid às 23h00 e de Barcelona às 19h00. Uma troca de eixo é realizada em Madrid-Atocha.
  • Os serviços de Alvia entre Madrid e Badajoz são alargados de dois para três em cada sentido e são criados dois serviços regionais em cada sentido entre Badajoz e Lisboa.
  • No total, seis novos serviços por sentido que se juntam aos dois serviços Alvia existentes entre Madrid e Badajoz.

Ver comunicado de imprensa