III Congresso Ferroviário Ibérico, Barcelona. “O comboio como pilar da mobilidade sustentável: da conectividade transfronteiriça à intermodalidade”
Data: Quarta-feira, 14 de maio de 2025
Horário: das 9h30 às 13h30, e a partir das 15h até às 18h.
Localização: Palau Robert (Passeig de Gràcia, 107, Barcelona)
Entrada livre: inclui café e almoço.
Contexto
A mobilidade transfronteiriça entre Espanha e Portugal/Espanha e França tem sido historicamente dominada por modos de transporte com elevado impacto ambiental, como os veículos de combustão interna e os aviões. A necessidade urgente de descarbonizar a mobilidade e mitigar os impactos ambientais gerados por estes modos de transporte tem impulsionado iniciativas que procuram transformar este cenário, como a Viaja en Verde ou a Aliança Ferroviária Ibérica.
Os objetivos específicos são os seguintes:
Avalie as tendências atuais de mobilidade dentro e entre Espanha, França e Portugal e analise o motivo da fraca ou inexistente rede ferroviária transfronteiriça.
Identifique barreiras e desafios regulamentares, de infraestruturas, económicos e comportamentais que dificultem a transição para opções mais sustentáveis.
Explore as oportunidades políticas, tecnológicas e de colaboração entre os principais intervenientes para acelerar a mudança para uma mobilidade descarbonizada.
Realçar o papel da ferrovia e a sua integração com a bicicleta como uma solução intermodal fundamental para ligar as zonas urbanas e rurais.
Conhecer e discutir estratégias abrangentes para aumentar o peso da ferrovia na mobilidade.
Propor recomendações concretas aos responsáveis pela tomada de decisões, aos operadores de transportes e aos intervenientes no sector dos transportes e do turismo, com o objectivo de acelerar a descarbonização da mobilidade transfronteiriça e promover a utilização do caminho-de-ferro e a sua consequente intermodalidade.
Mais informação info@alianzaferrocarril.org

A Aliança Ferroviária Ibérica, face à notícia que surgiu na imprensa de que o serviço ferroviário Madrid-Lisboa está adiado até 2035, lança uma proposta de serviço, viável para o próximo ano, no eixo Barcelona-Madrid-Extremadura-Lisboa
- A Aliança Ibérica para Ferrovia, constituída por 25 organizações sociais, sindicais e ambientais de Espanha e Portugal, propõe um esquema de serviço no eixo Barcelona-Madrid-Extremadura-Lisboa para 2025 baseado em 8 comboios por sentido.
- Esta proposta aproveita a abertura de importantes troços de alta velocidade, entre Plasencia e Badajoz (fronteira portuguesa), e entre Elvas (fronteira portuguesa) e Évora.
- Com os comboios atuais, conseguem-se excelentes tempos de viagem em comboios diurnos de apenas 5 horas, entre Madrid e Lisboa, e 8 horas com a ligação AVE a Barcelona. São propostos 2 serviços diários em cada sentido entre Madrid e Lisboa.
- É ainda proposto um serviço noturno entre Barcelona e Lisboa, com passagem por Madrid e Extremadura, com chegada a Lisboa às 7h40, partida de Madrid às 23h00 e de Barcelona às 19h00. Uma troca de eixo é realizada em Madrid-Atocha.
- Os serviços de Alvia entre Madrid e Badajoz são alargados de dois para três em cada sentido e são criados dois serviços regionais em cada sentido entre Badajoz e Lisboa.
- No total, seis novos serviços por sentido que se juntam aos dois serviços Alvia existentes entre Madrid e Badajoz.
- 2ª Edição das Jornadas Ibéricas pela Ferrovia- LisboaA 2ª Edição das Jornadas Ibéricas pela Ferrovia, organizadas pela Aliança, terão lugar em Lisboa, nos dias 11 e 12 de maio de 2024. A “Intermodalidade e a interligação de… Leia mais: 2ª Edição das Jornadas Ibéricas pela Ferrovia- Lisboa
- A Aliança Ferroviária Ibérica reúne-se com o Governo de Castilla – La Mancha para apresentar o seu plano de serviços ferroviários regionais para esta comunidade. Amplo acordo das partes quanto à sua necessidadeA Aliança Ferroviária Ibérica reúne-se com o Governo de Castilla – La Mancha para apresentar o seu plano de serviços ferroviários regionais para esta comunidade. Amplo acordo das partes na… Leia mais: A Aliança Ferroviária Ibérica reúne-se com o Governo de Castilla – La Mancha para apresentar o seu plano de serviços ferroviários regionais para esta comunidade. Amplo acordo das partes quanto à sua necessidade
- Mais sombras do que luzes nos novos “Serviços de Proximidade” da RenfeAliança Ferroviária Ibérica publicou um novo relatório setorial, agora dedicado ao que foi designado por Novos Serviços de Proximidade, uma proposta da Renfe com mais sombras do que luzes. O… Leia mais: Mais sombras do que luzes nos novos “Serviços de Proximidade” da Renfe
- A Aliança Ferroviária Ibérica publica os resultados do questionário enviado aos responsáveis dos partidos políticos e coligações que concorrem às eleições de 23 de julho sobre 7 temas da atualidade ferroviáriaA Aliança Ibérica pelo Caminho-de-Ferro publica os resultados do questionário enviado aos responsáveis dos partidos políticos e coligações que concorrem às eleições de 23 de julho sobre 7 temas da… Leia mais: A Aliança Ferroviária Ibérica publica os resultados do questionário enviado aos responsáveis dos partidos políticos e coligações que concorrem às eleições de 23 de julho sobre 7 temas da atualidade ferroviária
- Conclusões e materiais da 1ª Jornada Ferroviária IbéricaA 1ª Conferência Ferroviária Ibérica realizou-se em Madrid, no dia 21 de março de 2023, na sede da Fundação Ferroviária Espanhola. 115 pessoas inscreveram-se no evento, a maioria das quais… Leia mais: Conclusões e materiais da 1ª Jornada Ferroviária Ibérica
- 1ª Conferência Ferroviária IbéricaA Aliança Ferroviária Ibérica organiza a 1ª Conferência Ferroviária Ibérica na próxima terça-feira, dia 21 de março, das 9h00 às 17h00, em Madrid, na sede da Fundación de los Ferrocarriles… Leia mais: 1ª Conferência Ferroviária Ibérica