A Aliança Ferroviária Ibérica, face à notícia que surgiu na imprensa de que o serviço ferroviário Madrid-Lisboa está adiado até 2035, lança uma proposta de serviço, viável para o próximo ano, no eixo Barcelona-Madrid-Extremadura-Lisboa
A Aliança Ibérica para Ferrovia, constituída por 25 organizações sociais, sindicais e ambientais de Espanha e Portugal, propõe um esquema de serviço no eixo Barcelona-Madrid-Extremadura-Lisboa para 2025 baseado em 8 comboios por sentido.
Esta proposta aproveita a abertura de importantes troços de alta velocidade, entre Plasencia e Badajoz (fronteira portuguesa), e entre Elvas (fronteira portuguesa) e Évora.
Com os comboios atuais, conseguem-se excelentes tempos de viagem em comboios diurnos de apenas 5 horas, entre Madrid e Lisboa, e 8 horas com a ligação AVE a Barcelona. São propostos 2 serviços diários em cada sentido entre Madrid e Lisboa.
É ainda proposto um serviço noturno entre Barcelona e Lisboa, com passagem por Madrid e Extremadura, com chegada a Lisboa às 7h40, partida de Madrid às 23h00 e de Barcelona às 19h00. Uma troca de eixo é realizada em Madrid-Atocha.
Os serviços de Alvia entre Madrid e Badajoz são alargados de dois para três em cada sentido e são criados dois serviços regionais em cada sentido entre Badajoz e Lisboa.
No total, seis novos serviços por sentido que se juntam aos dois serviços Alvia existentes entre Madrid e Badajoz.
A Aliança Ferroviária Ibérica organiza a 1ª Conferência Ferroviária Ibérica na próxima terça-feira, dia 21 de março, das 9h00 às 17h00, em Madrid, na sede da Fundación de los Ferrocarriles… Leia mais: 1ª Conferência Ferroviária Ibérica